Residência Montepio Quinta de Cravel (V N Gaia)

Um oásis verde no meio da cidade

Localizada na freguesia de Mafamude, no coração de Vila Nova de Gaia, a Residência Montepio Quinta de Cravel assegura o equilíbrio perfeito entre o ambiente urbano e cosmopolita das cidades gémeas separadas pelo Douro e a natureza ancestral.

Construída a poucos metros de um parque florestal centenário, a Residência Montepio Quinta do Cravel proporciona aos seus utentes uma calma e qualidade de vida invejáveis a poucos minutos do centro de Vila Nova de Gaia e do Porto.

A Residência Montepio Quinta de Cravel assegura aos seus utentes o estilo de vida a que sempre se habituaram, na companhia de uma equipa de profissionais de qualidade de distintas áreas da saúde, bem-estar e hotelaria.

Serviços

  • Refeições
  • Cuidados pessoais
  • Lavandaria
  • Animação sociocultural e Terapia ocupacional
  • Ginástica e manutenção
  • Fisioterapia e reabilitação
  • Serviços religiosos

Serviços Complementares*

  • Medicamentos
  • Cabeleireiro
  • Podologista
  • Dentista
  • Serviço telefónico

*serviços não incluídos na mensalidade

Atividades

Situada frente a uma reserva natural, a Residência Montepio Quinta de Cravel permite aos utentes realizarem atividades ligadas à natureza, incluindo passeios ao ar livre. Além das sessões de grupo, da ginástica de manutenção e da fisioterapia, os utentes podem contar com propostas de lazer diversificadas que estimulam a criatividade, entre as quais o teatro e o cinema.

Espaços

Desenvolvida a partir de um projeto de arquitetura alinhado com as mais modernas tendências, a Residência Montepio Quinta de Cravel disponibiliza um conceito exclusivo de alojamento e assistência sénior.

Com três pisos superiores e dois inferiores, esta Residência oferece contacto próximo com zonas verdes agradáveis. Exemplo disso são as árvores centenárias do parque florestal vizinho, que promovem uma sensação de bem-estar sem sair do centro da cidade. Esta localização permite ainda usufruir de iluminação natural na maioria dos espaços do edifício. Com o sistema construtivo adotado, os arquitetos pretenderam assegurar uma elevada inércia térmica, aumentando os níveis de conforto dos utentes e reduzindo as necessidades energéticas do edifício.

Esta residência tem 120 camas: 40 do setor privado e 80 da RNCC (Rede Nacional de Cuidados Continuados).

Acordos

Consulte aqui os parceiros que têm acordo com as Residências Montepio.

Testemunhos

  • Agradecimento dos familiares da utente Sra. Margarida Ferreira de Jesus
    A família de Margarida Ferreira de Jesus vem agradecer às Residências Montepio o modo carinhoso como foi acolhida e tratada, durante quase quatro anos, na instituição.

    Deseja destacar como, desde o primeiro momento, foi acolhida, com atenção e afecto, pela Equipa de Direcção e Supervisão coordenada pela Dra Célia com assessoria da Dra Mónica e Dra Raquel.
    Realçamos o trabalho de grande competência e profissionalismo e dedicação do Corpo Clínico:
    - na Equipa Médica na pessoa da Dra Lídia e Dra Telma; - na  Equipa de Enfermagem, coordenada pelo enfermeiro chefe Paulo e André  acompanhados, num primeiro momento pelo enfermeiro João e ultimamente pela enfermeira Ana Rita. -na Equipa de Fisioterapia em geral e de modo muito particular o fisioterapeuta Diogo, por quem tinha muita estima e mesmo admiração.

    Reconhecemos, apreciamos e agradecemos, de igual modo, o trabalho da animadora Dra Sónia e a solicitude, o cuidado e a atenção prestada pelo Pessoal Auxiliar em particular a Donas Conceição, Céu, Isaura, Bernardete, Maria José e Irene
    Reconhecer, de igual modo, à equipa da recepção na pessoa da Filipa e da Sílvia a atenção como éramos recebidos; não esquecendo no refeitório a D. Laura.
    A todos o nosso reconhecimento, agradecimento e louvor.

    Pela  família

    Domingos Ferreira Pinto
    Agradecimento dos familiares da utente Sra. Margarida Ferreira de Jesus
  • Mensagem dedicada à Utente Haidé Bastos
    "A D. Haidé Bastos teve hoje alta da nossa Unidade. Entrou em 14 de Dezembro e conseguiu conquistar-nos a todos com a sua alegria e boa disposição! Com apenas 55 anos de idade, a Sr.ª D. Haidé teve de reaprender a andar após um AVC que lhe trocou as voltas da vida. Nunca lhe conhecemos uma palavra de desânimo ou de revolta. Foi com doçura e com esperança que sempre acreditou que conseguiria vencer as dificuldades. E venceu! Com uma família extensa e sempre presente, a Sr.ª D. Haidé saiu hoje de volta à vida! As suas palavras de despedida foram acompanhadas de lágrimas de alegria, de saudade e de muitos agradecimentos. Agradecimentos que lhe estendemos por nos ter ensinado que a Alegria é um Dom."
    Mensagem dedicada à Utente Haidé Bastos
  • Elvira Almeida
    Boa tarde Drª, Os nossos votos que tenha tido Boas Festas e um Bom Ano para 2012 1º - Na passada terça feira o meu marido teve alta, mas como tinha uma consulta às 10 horas no Hospital de Santo António, foi tudo muito à pressa e não deu tempo para me despedir das pessoas. Em meu nome e dele, quero manifestar o nosso agradecimento, por tudo quanto fizeram, pelo carinho e atenção que lhe foram dispensadas. 2º - Estes agradecimentos são extensivos à equipa de Supervisão, Médica, de Enfermagem, auxiliares, recepção, fisioterapia e cozinha. Espero não me esquecer de alguém. 3º - Ele vai indo bem, contente por estar em casa, e com a equipa de apoio a funcionar como vocês conseguiram, bem hajam. Muito obrigada Um beijinho
    Elvira Almeida
  •  Jorge Aragão e Maria Henriqueta Fonseca
    Dr.ª Sandra: Sou Jorge Aragão, filho do D. Henriqueta Fonseca que esteve na Residência nos meses de Novembro e Dezembro e saiu no dia 2 de Janeiro. Em meu nome e da minha Mãe, venho salientar o elevado profissionalismo de TODOS os elementos que trabalham na Residência Montepio (Cravel),  sem distinção, e a qualidade dos serviços dispensados. Destaco também as elevadas qualidades humanas demonstradas num serviço tão ingrato e difícil, que tão bem fizeram à minha Mãe, a qual já estava com saudades mesmo antes de sair, e guarda da sua estadia e das pessoas que aí dão diariamente o seu melhor, independente da função, gratas recordações. Realmente da parte de  TODOS, só registamos  competência, profissionalismo, dedicação e carinho, o que permitiu que os objetivos que tinha quando aí coloquei a minha Mãe fossem plenamente atingidos e lhe tivessem proporcionado uma boa recuperação. Pelo exposto, venho pois agradecer  a toda a excelente equipa que V. Exa superiormente dirige, a forma como fomos tratados. Com os melhores cumprimentos e até sempre...
    Jorge Aragão e Maria Henriqueta Fonseca
  • Visita de Ex- Residente - Manuel Fernando Santos
    O Sr. Manuel Fernando tinha 47 anos quando sofreu um AVC que o deixou com grandes incapacidades. Dá entrada nesta Residência em Abril de 2010 para dar continuidade ao seu plano de Reabilitação e acima de tudo para conseguirmos que reduzisse a obesidade mórbida e adquirisse hábitos de alimentação saudável. Em Julho de 2010, consegue sair com menos 22 Quilos e com maior autonomia em quase todas as Actividades de Vida Diária. Mais de um ano depois, o Sr. Manuel Fernando, acompanhado da sua esposa, veio visitar-nos e testemunhar a importãncia que tivemos na mudança da sua vida. Visivelmente mais jovem, o Sr. Manuel Fernando refere que se sente lindamente e que apesar de já conduzir, não abdica do hábito das grandes caminhadas. Um novo recomeço….Uma nova Vida! Parabéns Sr. Manuel Fernando!  
    Visita de Ex- Residente - Manuel Fernando Santos
  • D. Rosa Valente e o Sr. Manuel Marques 
    A D. Rosa Valente e o Sr. Manuel Marques, ambos ex-utentes da Unidade de Média Duração e Reabilitação, tiveram alta em Julho e vieram hoje visitar-nos. Ambos totalmente recuperados.  
    D. Rosa Valente e o Sr. Manuel Marques 
  • Visita da D. Maria Alzira
    Aos 55 anos de idade a D. Alzira, que sempre fora saudável, sofre um violento AVC que a deixa totalmente dependente. Entra na Unidade de Média Duração e Reabilitação das Residências Montepio em 15 de Maio de 2009 e connosco inicia a sua caminhada. Em finais de Agosto de 2009, sai desta Residência a caminhar pelo seu pé, apenas com apoio de uma bengala. Em ambulatório continua o seu tratamento, recueprando a mobilidade do braço e da mão. 2 anos depois, partilhamos a nossa alegria ao revermos a D. Maria Alzira, que entusiasmada nos conta que já faz absolutamente tudo com autonomia. O segredo da D. Maria Alzira? Provar a todos que o impossível para uns é possível para quem acredita!  
    Visita da D. Maria Alzira
  • Sr. José Mário Silva Costa
    O Sr. José Mário Silva Costa esteve connosco durante 3 meses e decidiu, aquando da alta, que iria continuar a fazer aqui a sua Fisioterapia. Como por detrás de um grande homem, há sempre uma grande Mulher, o mesmo se aplica a este caso, onde temos o exemplo da Sr.ª D. Fernanda que gentilmente, enquanto o marido faz a sua fisioterapia, nos ajuda na Residência.  
    Sr. José Mário Silva Costa
  • Lucindo Silva
    Uma óptima surpresa: O Sr. Lucindo Silva (59 anos que teve um AVC e que recuperou de forma extraordinária) veio visitar-nos acompanhado da sua esposa (D. Alice) e da sua filha! Um bom exemplo de total recuperação e da importância da família como elemento essencial na motivação ! Parabéns Sr. Lucindo! Mais uma batalha superada.  
    Lucindo Silva
  • Maria Rosa Lehndorfer
    "Em nome do Sr. Augusto Gonçalves, vosso utente desde Junho de 2009 até Setembro de 2011,  e em meu nome pessoal - Maria Rosa Gonçalves Lehndorfer, agradeço a toda a Equipa das Residências Montepio: Enfermagem, Pessoal Auxiliar, Supervisão, Recepção, etc. A todos Muito Obrigada com muito Amor e votos que continuem o Bom Trabalho."  - 
    Maria Rosa Lehndorfer
  • Edite dos Anjos Jerónimo Rodrigues
    A partida é sempre triste
    E deixa muita saudade
    Que o coração mal resiste
    A tanta, tanta amizade

    Que deixei no Montepio
    De todos quantos lidei
    Tantas semanas a fio
    Que eu nunca esquecerei.

    Cheguei com dor, mas com esperança
    A esta casa de fé
    Ao chegar vinha deitada
    Hoje saio p'lo meu pé.

    Foi com ternura e carinho
    Que por todos fui tratada
    Ninguém se sente sozinho
    Com gente tão animada.

    Obrigada à directora
    Que tem dez mãos e dez olhos
    Sendo nossa protectora
    Transformando em flores os escolhos

    Supervisoras competentes
    E enfermagem dedicada
    Terapeutas inteligentes
    Pelo trabalho Obrigada.

    Às auxiliares que são
    Conforto do sofrimento
    Deixo, mas de coração
    O mais belo agradecimento.

    O zelo com que nos falaram
    E a força que nos transmitem
    Não permitem que se abatam
    Alguns sonhos que ainda existem.

    Inventam psicologia
    Que em pouco livros vem
    É p'ra nos dar alegria
    É p'ra nos sentirmos bem.

    À gente da recepção
    Diligente e educada
    Do fundo do coração
    Felicidade e obrigada.

    Digo adeus a toda a gente
    Pois de todos sou amiga
    Passei aqui boas horas
    E de todos sou querida.

    Aceitem um beijo
    De muito amor e carinho."
     
    Edite dos Anjos Jerónimo Rodrigues
  • Aidé Henriques da Silva
    "Sirva esta placa para testemunhar o agradecimento reconhecido das filhas da Sr.ª Aidé Henriques da Silva, a toda a equipa das Residências Montepio - Gaia, que de 12-11-2009 a 08-08-2011, a trataram de forma carinhosa, profissional e competente."    
    Aidé Henriques da Silva
  • Etelvina Dias
    "Agradeço a toda a equipa  das Residências Montepio da Quinta do Cravel, a forma como fui tratada durante 8 meses bastante difíceis da minha vida. Com carinho, dedicação e bastante cuidado. Não posso deixar de enaltecer o profissionalismo dessa excelente equipa. Um muito obrigado"  
    Etelvina Dias
  • Maria Estela Silva
    Como considero excelente todos os serviços prestados, não tenho sugestões a fazer. Deixo o meu agradecimento a todos os agentes deste serviço pela eficiência, responsabilidade e ternura que dispensaram à pessoa da  D. Maria Estela Silva.
    Maria Estela Silva
  • Flávio Guedes da Fonseca
    Considero este estabelecimento dos melhores que conheci até hoje. Só tenho a agradecer todo o trabalho que tiveram com a minha mulher. O meu muito obrigado  
    Flávio Guedes da Fonseca
  • Maria José Moutinho de Sousa Neves Fernandes
    Exmos. Senhores: a minha mãe, Rita Moutinho de Sousa, vai hoje deixar as Residências Montepio de Vila Nova de Gaia, após ter aqui permanecido durante 9 meses. Durante este período frequentei diariamente esta instituição, e tive oportunidade de contactar com vários colaboradores vossos, que excederam as minhas expectativas pelo seu profissionalismo. Foi-me também possivel aferir a qualidade dos serviços pretados à minha mãe, dos quais nunca tive qualquer reparo a fazer. Por tudo isto, quero desde já expressar os meus sinceros agradecimentos.  
    Maria José Moutinho de Sousa Neves Fernandes
  • A família da D. Idalina
    Idalina Sousa Oliveira - Quarto 206 Os familiares da utente acima mencionada, não podem deixar de expressar publicamente por esta via, todo o apoio psicológico e assistencial que nos foi dispensado assim como a nossa familiar durante o período de permanência nessa instituição. Sabendo nós, que o quadro clínico e a idade são factores que tornam muito difícil qualquer recuperação total, não deixaram nunca os profissionais dessa instituição de dispensarem um tratamento de qualidade e acima de tudo de muito respeito pelo ser humano em causa. Não queremos individualizar nenhuma equipa em especial, seriamos injustos, pois cada uma na sua área, foi sempre espectacular e de um profissionalismo a todos os níveis de louvar, por isso a todos os profissionais dessa instituição o nosso muito obrigado por tudo. Relativamente as instalações, embora tenhamos consciência de que estas são relativamente recentes, e por isso, mais fáceis de cuidar, sempre se mostram limpas e asseadas, quer no interior quer no exterior do edifício o que é sempre de louvar. Por esse facto a todos vocês o nosso muito obrigado e que possam continuar e por muito tempo a disponibilizar um serviço de bastante qualidade e que se diferencia da generalidade dos serviços prestados na generalidade do país."
    A família da D. Idalina
  • José Tavares
    "Agradeço de todo o coração, o empenho e dedicação que demonstraram em todo o processo da minha mãe" O filho e família de Isabel Rodrigues Tavares  
    José Tavares
  • Alberto da Silva Fernandes Carvalho
    "Venho por este meio e a respeito desta instituição e da sua gestão e restantes funcionários, (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e pessoal auxiliar e administrativo), dar os meus parabéns pelo modo de atendimento, afectividade e meios técnicos e humanos que têm para o melhor funcionamento da instituição. O meu grande e sincero agradecimento por toda a atenção, carinho e cuidados prestados, nomeadamente, na pessoa de minha Mãe - Maria Luísa da Silva Pereira"  
    Alberto da Silva Fernandes Carvalho
  • Maria Antónia Lopes
    "Dedicação, ajuda e carinho. Três palavras que definem o que senti durante a minha recuperação na passagem pelas Residências Montepio. Muito obrigada."  
    Maria Antónia Lopes
  • Maria Emília Costa e Almerindo Costa
    Só hoje resolvi fazer, o que julgo que há mais tempo devia ter feito, mas a dificuldade que tenho a escrever, a isso me obriga: espero ser perdoado. Dr.ª Sandra. Sem melindre para ninguém, dirijo a Dr.ª visto que foi a Senhora que nos convidou a visitar essa casa e as pessoas que aí trabalham, e que eu há tanto tempo desejava fazer. Essa casa de saúde onde entrei contrariado e hoje recordo com saudade desde o dia 4 de Julho 2009. Dr.ª Sandra reconhecidamente grato por a simpatia e carinho como minha Esposa e eu fomos recebidos, jamais esqueceremos o dia 20de Abril 2011! Se eu pudesse conduzir… Dr.ª Sandra, Dr.ª Célia, menina Sónia, menino Diogo, foram as pessoas que tiveram o castigo de nos aturar, e nós tivemos a sorte de as ver e com elas falar, mas muitas gostaria de ver e não vi. Largos dias tem 100 anos e então ver-nos-emos. Esgotado o reportório esperamos que esta carta as vá encontrar de Boa Saúde. Sem mais, para todas um Beijinho de muito respeito."  
    Maria Emília Costa e Almerindo Costa
  • Abel Augusto Coutinho Lopes e Vicência da Conceição Veiga Peças Lopes
    Agradecimento "Queremos agradecer a todo o pessoal da Residência Montepio do Monte da Virgem o cuidado, a atenção e o carinho com que fomos tratados durante a nossa estadia nesta Residência. A todos um muito obrigado e até sempre."    
    Abel Augusto Coutinho Lopes e Vicência da Conceição Veiga Peças Lopes
  • Atribuição da camisola de mérito ao Sr. Joaquim
    "O Sr. Joaquim Silva é um importante pilar da Residência Montepio de Gaia. Conhecemo-lo  em Dezembro de 2009 quando a sua esposa deu entrada na nossa Unidade de Longa Duração e Manutenção. Durante 15 meses tivemos oportunidade de conhecer o esmero e dedicação deste marido que diariamente prestava os cuidados à sua esposa, acompanhado pelos seus filhos extraordinários. Com o falecimento da esposa em 2011, quis o Sr. Joaquim continuar a sua dedicação aos outros doentes ajudando diariamente esta casa em pequenos mas indispensáveis atividades. Rapidamente se tornou estimado e conhecido por todos: utentes, famílias e pessoal. O Sr. Joaquim é parte da história desta Casa e por isso no seu aniversário este ano, quisemos homenageá-lo atribuindo-lhe uma camisola de mérito! Parabéns Sr. Joaquim e que contemos consigo por muitos e bons anos!"  
    Atribuição da camisola de mérito ao Sr. Joaquim
  • Familiares de Marina Martins
    Agradecemos a toda a equipa das Residências Montepio, pelo excelente trabalho, pela forma digna, profissional, e com carinho que dedicaram à Marina. Um muito obrigado a todos.
    Familiares de Marina Martins
  • Ex-utente Srª Dª Maria Odete visita RM Qta de Cravel 
    A Sra. D. Maria Odete veio visitar-nos passado quase 1 ano da sua estadia pela nossa casa.Com 75 anos de juventude e boa disposição veio mostrar-nos como já está novamente autónoma. Um exemplo de como depois de um AVC é possível voltar a Viver!  
    Ex-utente Srª Dª Maria Odete visita RM Qta de Cravel 
  • Testemunho das Familiares da Utente Sara Beleza
    26 de Fevereiro de 2021 Exmos. Senhores, Venho, em nome da família, agradecer todos os cuidados, atenção e carinho que tiveram para com a vossa utente Sara Beleza (quarto 306). Neste momento difícil de perda, não nos podemos esquecer de quem, de alguma forma, foi também a sua família nos últimos anos, sobretudo nesta fase de pandemia em que não podíamos ter um contacto tão próximo, como era nosso hábito. Saibam que temos gratas recordações de todos os colaboradores das Residências Montepio – Quinta de Cravel. No entanto, permitam-nos destacar o incansável apoio e carinho das senhoras a quem a minha mãe carinhosamente apelidava “os meus girassóis”. Não temos palavras suficientes para lhes agradecer tudo o que fizeram e sempre com um sorriso que tanto nos tranquilizava. Reconhecemos os cuidados atenciosos, carinhosos e com muito profissionalismo que prestam a todos os utentes aí internados, assim como o apoio às respetivas famílias. Mais uma vez vos agradecemos por tudo, esperando que disso deem conhecimento a todos os colaboradores. Um sentido abraço indistintamente a todos, César Gomes, Ana Paula Beleza, Miguel Beleza
    Testemunho das Familiares da Utente Sara Beleza

Marcar visita

Os utentes da Residência Montepio Quinta de Cravel usufruem de acompanhamento ao minuto, prestado por profissionais de excelência, equipamentos inovadores e uma arquitetura moderna. Quer conhecer-nos melhor?

Contactos

Rua Fernando Lopes Vieira, 273 – Urbanização Quinta de Cravel
4430-703 Vila Nova de Gaia

Telefone: 227 158 200

Email: rececao.cravel@residenciasmontepio.pt